Emport Home

 

Informação geral


 
Total area: 92.161 km²
População: 10.406 (1º trimestre 2014)
Moneda: Euro
Modelo de Goberno: República
Línguas oficiais: Português
 

Situação atual do país

Portugal é uma República parlamentar, cuja Carta Magna é la Constituição de 1976, revista em seis ocasiões. É um país desenvolvido, com um índice de desenvolvimento humano muito elevado e com uma alta taxa de alfabetização. O país foi classificado como o 19º com melhor qualidade de vida, tem um dos melhores serviços sanitários do planeta e é considerado uma nação globalizada e pacífica. Para além disto, é o 18º destino turístico mundial em volume de visitantes. É membro da ONU, a UE (incluindo a Eurozona e o Espaço Schengen), a OTAN, a OCDE e a CPLP, entre outros.
Em 2008, o país foi sacudido pela forte crise económica ocidental, o que revelou as grandes desigualdades sociais do país quando comparado com outros países desenvolvidos. Devido à dívida pública contraída com a Zona Euro, em 2011, o primeiro ministro José Sócrates viu-se obrigado a pedir ajuda ao FMI, como já tinham feito a Grécia e a Irlanda.
A política exterior portuguesa estrutura-se com base em três eixos: eixo europeu (UE), eixo transatlântico (Estados Unidos e Brasil) e eixo africano (nomeadamente relações com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
A relação bilateral com o Brasil pode ser qualificada de muito fluente, designadamente no âmbito económico. Existem projetos concretos no campo da investigação científica (energias renováveis) e uma forte presença de cidadãos brasileiros em Portugal, bem como a tradicional presença de portugueses no Brasil.
 
This project has been funded with support from the European Commission. This publication [communication] reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.